Um estranho em Goa de Agualusa

Um estranho em Goa de Agualusa
- Nova literatura lusófona –


Regina Célia Pereira da Silva
Università degli Studi di Napoli l’Orientale


Em Itália pouco se taduziu e portanto pouco se conhece da obra literária do genial escritor angolano José Eduardo Agualusa. Não é nossa intenção fazê-lo aqui mas é um objetivo que faz parte de um projeto maior e que se desenvolverá no futuro. Agora queremos apenas despertar a curiosidade do leitor para as obras deste autor de língua portuguesa.

Em 2000, foi editado em Lisboa, pelas Edições Cotovia, o romance de Agualusa Um estranho em Goa, o qual suscitou muitas considerações literárias positivas. Trata-se de um livro que combina muito bem o elemento exótico e oriental com a literatura de viagens criando um contexto específico onde se desenvolve o enredo da história que enlaça Goa e Luanda com Lisboa e Rio de Janeiro. O narrador, omnipresente na história, coincide com o autor e relaciona-se com as várias personagens. Uma destas, por exemplo, é o diabo que aparece inúmeras vezes disfarçado sob diversos nomes e identidades. A causa desta viagem a Goa de Agualusa encontra-se no facto de ele estar à procura de uma personagem angolana refugiada em Goa, personagem essa que curiosamente se chama Plácido Domingo (um valore aggiunto que contribui para a beleza e originalidade da história), que participou na guerra contra Portugal, e que fugiu para a Índia por estranhos motivos que aparecem ciclicamente nas várias etapas do livro. Com o seu estilo elegante, poético e leve, cheio de odores, cores e amores o autor faz viajar o leitor através das suas palavras.

Esta viagem, única e exótica, mistura a realidade com a ficção, o mistério com o oculto. A Goa de Agualusa exprime diversos sentimentos e emoções que desenham uma nova pátria, imaginária, mas onde todos aqueles que falam português se reconhecem. Um estranho em Goa é a história de uma viagem, mas sobretudo uma viagem interior, que dá que pensar e que revela qual é a Goa de hoje. Agualusa desvenda a identidade pós-colonial de Goa. Vários locais que faziam parte do império português parecem convergir para Goa, através das próprias personagens que Agualusa vai encontrando e que, de uma maneira ou de outra, têm ligações com Portugal ou com Angola, ou ainda com outras partes do antigo império. Este romance serve para reflectir sobre o colonialismo português e a actual situação das ex-colónias.


Nessun commento:

Posta un commento